quinta-feira, 29 de março de 2012

Honra teu pai e tua mãe - Por Kátia Cleone Neves.


O quinto mandamento (Êx 20.12; Dt 5.16) dá início aos princípios horizontais, isto é, aos relacionamentos interpessoais. É também o primeiro que vem seguido de uma promessa, mostrando de forma especial a importância da família e da união de seus membros.

Deus é o criador de todas as coisas. Ao criar o homem Ele viu que não era bom o homem viver só. Mesmo rodeado pelas belas criações de Deus e recebendo a visita do Criador na viração do dia, Adão não estava completo, ele não tinha alguém da mesma espécie para comungar. Por isto Deus providenciou para ele uma companheira, uma adjuntora.
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele. [...] Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada (Gn 2.18,21-23).

Agora Adão não estava mais sozinho, ele tinha alguém da mesma essência para se relacionar. Conforme Bentho (2006, p. 24),
[...] Faltava ao homem alguém que lhe fosse semelhante, ossos dos seus ossos, carne da sua carne, alguém que se chamasse “varoa” porquanto do “varão” foi formada. Essa correspondência não foi encontrada nos seres irracionais criados, mas na criatura tomada de sua própria carne e essência. A mulher era ao homem o vis-à-vis de sua existência. Seu reflexo. Partida e chegada.

Da união do primeiro casal e dos filhos nascidos deste relacionamento, surge o núcleo familiar, este não é fechado, mas dinâmico e assim novos membros vão sendo inseridos neste contexto familiar, formando também o primeiro sistema social.

O lar é o lugar onde passamos a maior parte das nossas vidas, ele é uma escola onde aprendemos a nos relacionar, se a família segue os ensinamentos de Cristo, então este deve ser um local de amor, companheirismo, solidariedade, cumplicidade. É por isto que Deus nos deixou diretrizes, pois seu coração de Pai amoroso deseja ver a alegria e realização de seus filhos. Segundo o Pastor Josué Gonçalves (2002, p 20,21): Quando Cristo é Senhor, o lar passa a ser: Uma capela. (lugar de adoração em família), Um refúgio. (lugar de descanso), Uma escola. (lugar onde se aprende a ética cristã).

Para que este núcleo familiar funciona-se dentro da vontade de Deus, Ele preestabeleceu em sua Palavra as orientações para cada membro da família. Contudo vamos nos ater ao quinto mandamento e a ordem de Deus especifica para os filhos. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (BÍBLIA, Êx 20.12). “Honra teu pai e tua mãe, conforme o Senhor, teu Deus, te ordenou, a fim de que teus dias se prolonguem e que sejas feliz sobre a terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (BÍBLIA, Dt 5.16).

As promessas que acompanham este mandamento têm um enfoque tanto quantitativo: “para que se prolonguem os teus dias na terra”, quanto qualitativo: “que sejas feliz”. Como nosso Pai celeste Deus deseja ser honrado por seus filhos, de igual forma ele deseja que tenhamos esta mesma postura em relação aos nossos progenitores.

Os filhos têm a obrigação de cuidar, respeitar, amar e honrar seus pais. “ “Honrar” traduz o vocábulo kabod e significa dar peso, dar importância, dar significado, valorizar, venerar, ter apreço, prestigiar” (REIFLER, 2009 p.46). Segundo o pastor Jaime Kemp (2001, p54) “Honrar alguém é dar importância à pessoa encarando-a como um presente de alto valor e colocando-a em posição digna de grande respeito em nossa vida”

Este mandamento não se restringe apenas as crianças, ele continua tendo o mesmo peso para os adultos, encanto nossos pais viverem devem ser honrados por nós. “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe porque envelheceu” (BÍBLIA, Pv 23.22).


Os pais idosos devem ser assistidos por seus filhos na velhice, esta assistência deve preencher todas as suas necessidades de ser integral, isto diz respeito às necessidades emocionais, espirituais, afetivas e financeiras. Os fariseus foram repreendidos por Jesus, por não dar assistência aos seus pais, no lugar de cuidar deles, eles davam ofertas ao tesouro do templo e assim achavam que estavam livres de suas responsabilidades filiais.
Pois Moisés disse: Honra teu pai e tua mãe, e ainda: Aquele que amaldiçoar pai ou mãe seja punido de morte. Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou à sua mãe: o auxílio que devias receber de mim é qorban, isto é, oferenda... vós permitis que ele nada mais faça por seu pai ou sua mãe: assim anulais a palavra de Deus com a tradição que vós transmitis (BÍBLIA, Mc 7.10-13).

A palavra de Deus nos garante longevidade e felicidade ao obedecermos a seus mandamentos, quando honramos nossos pais estamos honrando a nós mesmos, e deixando um maravilhoso exemplo para os nossos filhos.
Todos nós, como filhos, temos semelhanças que herdamos de nossos pais, como características emocionais, tendências e, em nossos corpos as marcas genéticas deles. Os cromossomos são os “tijolos” que o Senhor usa para construir nosso desenvolvimento físico e na concepção, a metade exata deles vem de cada progenitor. Sendo assim, é óbvio que nunca poderemos escapar da influência de nossos pais. Cada célula do nosso corpo declara e evidencia a imagem deles em nossa vida. Por isso, quando Deus fala para os filhos honrarem seus pais é porque ao desonrá-los não fazemos nada além de desonrarmos a nós mesmos! (KEMP, 2001, p. 58).

A observância das instruções do Senhor nos conduz a trilhar um caminho iluminado, pois a sua Palavra é luz (Sl 119.105), quando ignoramos seus mandamentos e tratamos nossos pais com rancor, e desrespeito contínuos estamos sendo conduzidos a escuridão, e aquele que anda em trevas, tropeçará. (1 Jo 2.9-11).

Sabemos que na sociedade contemporânea existem inúmeros conflitos familiares, muitas vezes os pais não são aquilo que deveriam ser para seus filhos, contudo estas situações não invalidam as diretrizes divinas. Jesus nos concede graça para que possamos cumprir sua palavra, precisamos nos submeter à ação do Espírito Santo para que Ele aja em nossa vida. “O amor não é manufaturado. É algo que Deus cria em nosso coração, que o Espírito Santo produz quando nos colocamos sob sua dependência, na totalidade do nosso ser, de nossas emoções, ações, pensamentos e permitimos que Ele aja” (KEMP, 2001, p. 31).

No Novo Testamento a relação familiar deve ser estruturada de forma bilateral e dialética, ou seja, os pais e os filhos têm privilégios e responsabilidades. O apóstolo Paulo em sua epístola aos Efésios nos elucida sobre a atitude deste relacionamento bilateral. Os filhos devem honrar aos seus pais, isto inclui a obediência, o respeito e a assistência. E os pais devem amar seus filhos, cuidar de suas necessidades e instruí-los no caminho e no temor do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário